Rádio Itabelabela!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Exclusivo: entrevista com o delagado de Itabela - Fábio da Silva Lago

Itabela - na tarde de terça-feira, 13/04/10 o delegado de polícia civil de Itabela, o Senhor Fábio Lago, que assumiu no dia 16 de novembro de 2009 os destinos da sugurança pública, concedeu entrevista para o programa Pauta Livre da Emissora Pataxós FM 90,3. Recentemente assumiu também a responsabilidade da delegacia de polícia de Guaratinga.

No bate-papo, o delegado Senhor Fábio Lago falou sobre menores infratores que são vitimas de bandidos e muitas vezes dos próprios familiares, que são dependentes químicos como é o caso de um garoto de 10 anos de idade que emocionou o delegado , dizendo que apanhou do pai quando disse que não mais venderia as "bolinhas - pedras de crack". Muitos adolescentes, jovens e até mesmo pais de famílias estão sendo vítimas dos poderosos traficantes e a sociedade precisa ficar atenta para não ser minada por esses marginais. Muitos pais de famílias não sabem a quem recorrer, pois chegam ao ponto de perder seus filhos e amigos para o mundo das drogas.

Infelizmente o narcotráfico está diretamente relacionado com a miséria da população. Apreensão de drogas e prisão em flagrante das chamadas "mulas do tráfico" (homens que transportam drogas no corpo) são efetuadas no intuito de combater a criminalidade. Hoje, os traficantes estão preferindo mulheres e adolescentes para fazer o transporte de drogas no corpo. Segundo o delegado, isso ocorre porque essas pessoas chamam menos atenção numa eventual fiscalização do que o homem.

Ainda de acordo com o delagado muitos menores são usados como mulas dos traficantes como é o caso do garato mencionado acima que não quis mais vender a bolinha" e foi açoitado pelo próprio pai com um cinturão. Este pai estava devendo para traficantes e estava usando o filho para vender drogas e com a porcentagem das vendas usava o dinheiro para honrar suas dívidas com traficantes. O traficante e seu irmão foram presos.


Muitas mulheres entram para o tráfico por ter alguém precisando de ajuda na família. Conforme a polícia, a mulher é mais fácil de ser convencida a atuar assim se está precisando de dinheiro porque tem filho doente, por exemplo. "Muitas também aceitam transportar droga no corpo para conseguir dinheiro para pagar advogado para o marido preso", acrescenta Lago.


Por: Célio Marinho

Ouça aqui a entrevista com o delegado de Itabela/BA.

Senhor Fábio Lago



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!